Impacto da inteligência artificial na gestão da evasão de alunos em ensino a distância - EAD: estudo de caso em Vitória, ES.
Resumo
A introdução da inteligência artificial (IA) tem provocado transformações significativas em vários setores, incluindo a área da educação. Um dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior (IES), principalmente no contexto do ensino a distância (EAD) no Brasil, é a evasão de alunos. O objetivo geral deste trabalho é analisar o impacto da inteligência artificial (IA) na gestão da evasão de alunos no Ensino a Distância, tendo como estudo de caso uma instituição de ensino superior de Vitória, ES. Para realizar essa investigação, foram feitas uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso por intermédio da aplicação de um questionário a dois gestores: um responsável pela tecnologia da informação e o outro pela análise de relacionamento. A implantação da IA melhorou a eficiência da análise e detecção preditiva de alunos propensos à evasão. Isso levou a ações de retenção mais eficazes, reduzindo significativamente a evasão e aumentando o senso de pertencimento dos alunos à instituição.Referências
ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico de aprendizagem a distância no Brasil 2018. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2018.
ALVES, J. O papel das plataformas digitais na personalização da aprendizagem. Revista de educação e tecnologia, 10(2), 76-90. 2017.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
FAVA, R. Trabalho educação e inteligência artificial: a era do indivíduo versátil. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.
FERNANDES, R. S. et al. Aplicação da inteligência artificial em diferentes áreas de atuação dos engenheiros. In: Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia. Anais..., 25(3), 112-125. 2018.
FERRÃO, R. G., FERRÃO, L. M. V. Metodologia científica para iniciantes em pesquisa. 4.ed. Vitória, ES: Incaper. 254p.
IDOETA, A. Experiência de aprendizagem adaptativa utilizando inteligência artificial no Centro Educacional SESI em Arthur Alvim. São Paulo, Brasil, 2017.
LOBO, L. C. Inteligência artificial, o futuro da medicina e a educação médica. Rev. bras. educ. médica, v. 42, n. 3, p. 3-8, 2018.
MEC/INEP. Resumo técnico: censo da educação superior 2007. Brasília, DF. 2009. Disponível em :< https://www.gov.br/inep/pt-br> Acesso em: 02 maio 2023.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
MONTEIRO, S. A. Gestão da informação e qualidade: investimentos teóricos para a ciência da informação. Ciência da informação em revista, v. 2, n. 2, p. 3-16, 2015.
PIAZZI, P. Aprendendo inteligência. São Paulo: Aleph, 2014.
SANTOS, L. Estratégias diversificadas de ensino para acolher as especificidades dos alunos. Revista brasileira de educação, 45(2), 112-125. 2022.
SILVA, A. B.; SPANHOL, F. J. O uso da tecnologia como mecanismo de eficiência no processo educacional. Revista brasileira de educação tecnológica, 12(1), 55-68. 2018.
SILVA, A. B.; SPANHOL, F. J. Utilização da inteligência artificial como conjunto de ferramentas para facilitar a execução de projetos. Revista brasileira de tecnologia aplicada, 15(2), 45-60. 2018
SILVEIRA, A. C. J.; VIEIRA JUNIOR, N. A inteligência artificial na educação: utilizações e possibilidades. Revista de tecnologia educacional, 15(2), 45-60. 2023.
SILVEIRA, A. et al. Inteligência artificial na educação. Revista de tecnologia educacional, São Paulo, 2023.
TEIXEIRA, J.; GONZALEZ, M. Inteligência artificial e teoria de resolução de problemas. Revista de tecnologia educacional. São Paulo. p. 23, 2019.
VICARI, R. M. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030. Brasília: Serviço Nacional da Indústria, 2018.
VIEIRA JUNIOR, N. A inteligência artificial na educação: utilizações e possibilidades. Revista de tecnologia educacional, 15(2), 45-60. 2019.
XAVIER, A. C. Educação tecnológica e inovação: desafio da aprendizagem hipertextualizada na escola contemporânea. Revista (Con) textos linguísticos. Espírito Santo: UFES, vol. 7, nº 8.1, 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br /contextoslinguisticos/article/view/6004. Acesso em: 1 maio. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html