Organização e Gestão de Pós-Graduação por Meio da Ferramenta Computacional Scriptlattes

Autores

  • Emerson Antonio Maccari
  • Claudia Terezinha Kniess
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz

Resumo

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, por meio de seu sistema de avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu, vem aprimorando seus processos de avaliação de forma a fortalecer a Pós-Graduação e, por consequência, contribuir para o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico do Brasil. A partir da relevância e abrangência desse sistema, identifica-se a necessidade de investigar, de forma aprofundada, como o uso das ferramentas de tecnologia de informação pode apoiar os Programas de Pós-Graduação em sua gestão. O objetivo deste trabalho foi o de descrever a estruturação das informações acadêmicas de um Programa de Pós-Graduação por meio da ferramenta computacional Scriptlattes. O método de pesquisa foi a pesquisa-ação, que permitiu a estruturação das fases da pesquisa e possibilitou estruturar a sistemática para a criação das listas de alimentação do Scriptlattes, que foram extraídas automaticamente da Plataforma Lattes. Como resultado, verificou-se: maior transparência das informações do Programa, disponibilizadas na internet, no que se refere ao levantamento de indicadores de desempenho e disponibilização das produções acadêmicas, científicas, técnicas e tecnológicas; melhoria no planejamento do preenchimento da Plataforma Sucupira; possiblidade de acompanhamento do desempenho dos professores individualmente, das linhas de pesquisa, além de permitir a avaliação geral de cada curso (mestrado e doutorado) e do Programa como um todo. Palavras-chave: Capes; Pós-Graduação Stricto Sensu; Scriptlattes; Plataforma Sucupira.

Biografia do Autor

  • Emerson Antonio Maccari
    Doutor em Administração pelo PPGA-FEA, Professor da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo e Universidade de São Paulo - USP, São Paulo (Brasil).
  • Claudia Terezinha Kniess
    Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, São Paulo (Brasil).
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz
    Doutorado em Ciência Básicas - Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Pesquisador da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC, São Paulo (Brasil).

Referências

ALLAN, N. L. Avaliação em larga escala: lições de experiências. In Anais. Sociedade

Brasileira Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1995.

ALVES, A. D.; YANASSE, H. H.; SOMA, N. Y. LattesMiner: uma linguagem de domínio específico para extração automática de informações da Plataforma Lattes. Apresentado em XII Workshop de Computação Aplicada, São José dos Campos. Disponível em: http://mtc-m18.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtcm18/2013/01.15.16.10/doc/worcap2012_submission_61%20-%20Alexandre%20D.%20Alves.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.

BALANCIERI, R.; BOVO, A. B.; KERN, V. M.; PACHECO, R. DOS; BARCIA, R. M. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias de informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, 34(1), 64–77. 2005

BATE, P. Synthesizing research and practice: using the action research approach in health care Ssettings. Social Policy & Administration, 34(4), 478–493. 2000. Disponível em: http://doi.org/10.1111/1467-9515.00205 . Acesso em: 25 abril 2018.

CABRAL, S.; LAZZARINI, S. G. Internacionalizar é preciso, produzir por produzir não é preciso. Organização & Sociedade, 18(58), 541–542. 2011.

CAPES. História e missão. Disponível em: http://www.capes.gov.br/historia-e-missao. 2008. Acesso em: 22 maio 2018.

CAPES. Documento de área 2013 - Administração, ciências contábeis e turismo, 2013. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/documento-de-area-e-comissao. Acesso em: 21 abril 2014.

CAPES. História e missão. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/historia-e-missao. 2014a. Acesso em: 21 abril 2014.

CAPES. Planilha notas finais avaliação trienal 2013 - Após os recursos. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/resultados/planilha-de-notas. 2014b. Acesso em: 22 maio 2018.

CAPES. Relação de cursos recomendados e reconhecidos. 2015, http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarAreaAvaliacao. 2015. Acesso em: 12 jun. 2018.

DANTAS, F. Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: ideias para avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 1(2). 2004. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/46. Acesso em: 22 maio 2018.

DURHAM, E. R. A institucionalização da avaliação. In Durhan, Eunice Ribeiro e Schwartzman, Simon (org). A institucionalização da avaliação. São Paulo: EDUSP. v. 8, 1992. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9008.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.

GATTI, B.; ANDRÉ, M.; FÁVERO, O.; CANDAU, V. M. F. O modelo de avaliação da CAPES. Revista Brasileira de Educação, (22), 137–144. 2003. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100012. Acesso em: 22 maio 2018.

GUEDES, C. A. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Currículo Lattes: Perguntas e Respostas. 2001. Disponível em: http://www.pucrs.campus2.br/manuais/dicas_lattes.pdf. Acesso em: 22 maio 2018.

HOUSE, E. R. Tendencias en evaluación. Revista de Educación, (299), 43–55. 1992.

JAMES, E. A.; SLATER, T.; BUCKMAM, A. Action Research for Business, Nonprofit, and Public Administration. SAGE Publications, Inc. 2011.

KUENZER, A. Z.; MORAES, C. M. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educ. Soc., 26(93), 1341–1362. 2005.

LEITE, P.; MUGNAINI, R.; LETA, J. A new indicator for international visibility: exploring Brazilian scientific community. Scientometrics, 88(1), 311–319. 2011.

MACCARI, E. A. Contribuições à gestão dos programas de pós-graduação stricto sensu em administração no Brasil com base nos sistemas de avaliação norte americano e brasileiro. USP, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03092008-172119/pt-br.php. Acesso em: 25 jul. 2018.

MACCARI, E. A.; ALMEIDA, M. I. R.; RICCIO, E. L.; ALEJANDRO, T. B. Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de administração a partir dos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB). Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 49(2). 2014. Disponível em: http://www.rausp.usp.br/busca/artigo.asp?num_artigo=1594. Acesso em: 25 jul. 2018.

MACCARI, E. A.; LIMA, M. C.; RICCIO, E. L. Uso do sistema de avaliação da CAPES por programas de pós-graduação em administração no Brasil. Revista de Ciências da Administração, 11(25), 68–82. 2010.

MACCARI, E. A.; RODRIGUES, L. C.; ALESSIO, E. M.; QUONIAM, L. M. Sistema de avaliação da pós-graduação da CAPES: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 5(9), 171–205. 2008a

MACCARI, E. A.; RODRIGUES, L. C.; ALESSIO, E. M.; QUONIAM, L. M. Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes: pesquisa-ação em um programa de pós-graduação em administração. 2008. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 5(9). Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147. Acesso em: 25 jul. 2018.

MACCARI, E. A.; TEIXEIRA, G. C. dos. S. Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de programas de pós-graduação stricto sensu. Revista de Administração da UFSM, 7(1), 101–116. 2014. Disponível em: http://doi.org/10.5902/1983465910385. Acesso em: 25 jul. 2018.

MARTINS, C. B.; ASSAD, A. L. D. A pós-graduação e a formação de recursos humanos para inovação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 5(10). 2008. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/157. Acesso em: 15 set. 2018.

MARTINS, C. B.; MACCARI, E. A.; MARTINS, S. B.; SERRA, F. A. R. The influence of co-authorship networks on the performance of graduate programs in the Brazilian evaluation system. In 2014 Portland International Conference on Management of Engineering Technology (PICMET) (p. 1569–1584). 2014.

MENA-CHALCO, J. P.; JUNIOR, C.; MARCONDES, R. Scriptlattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, 15(4), 31–39. 2009.

MUGNAINI, R.; LEITE, P.; LETA, J. Fontes de informação para análise de internacionalização da produção científica brasileira. Ponto de Acesso, 5(3), 87–102. 2012.

NASCIMENTO, L. F. Modelo CAPES de avaliação: Quais as consequências para o triênio 2010-2012. Administração: Ensino e Pesquisa, 11(4), 579–600. 2010.

OLIVEIRA, E. N. B.; BOTELHO, E. N.; AMARAL, C. T. N. M.; ZOTES, L. P. Os programas de pós-graduação stricto sensu no contexto das avaliações CAPES e CNPQ. Apresentado em IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Niteroi. 2008. Disponível em; de http://www.latec.uff.br/cneg/documentos./anais_cneg4/T7_0012_0456.pdf. Acesso em: 17 nov.2018.

PENA, M. D. Acompanhamento de egressos: análise conceitual e sua aplicação no âmbito educacional Brasileiro. In Anais do SENEPT (Vol. 1). Belo Horizonte. 2008.

RAAN, A. F. J. V. Fatal attraction: conceptual and methodological problems in the ranking of universities by bibliometric methods. Scientometrics, 62(1), 133–143. 2005.

SCHERER, C.; REMPEL, C.; MARTINS, S. N.; HAETINGER, C. Importância de um secretário executivo no preenchimento do aplicativo de coleta de dados CAPES. Revista de Gestão e Secretariado, 3(1), 54–67. 2012.

SPINK, P.; ALVES, M. A. O campo turbulento da produção acadêmica e a importância da rebeldia competente. Organização e Sociedade, 18(57), 337–343. 2011.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas. 2009.

WALTER, S. A.; CARVALHO, M. J.; DOMINGUES, S.; GUBIANI, C. A.; SANTOS, V. Oportunidades de melhoria nos programas de mestrado acadêmico em contabilidade a partir da avaliação da CAPES: uma análise longitudinal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 18(3), 567–589. 2013.

WILLIS, D. Educational assessment and accountability: a New Zealand case study. Journal of Education Policy, 7(2), 205–221. 1992.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Edição

Seção

Artigos