Ações de Confinamento no Concreto em Seção Circular com Utilização de Camisas Metálicas

Autores

  • Diego Martins Gomes Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Minas Gerais (Brasil)
  • Fagner Henrique Silveira Gonzaga Faculdade do Futuro - IESMAN, Manhuaçu (Brasil)
  • Gustavo de Almeida Oliveira Faculdade do Futuro - IESMAN, Manhuaçu (Brasil)
  • Matheus de Souza e Silva

Resumo

Os projetos da construção civil vêm a cada dia aprimorando seus processos construtivos a fim de encontrar soluções e materiais que obtenham vantagens e, como resultado, elementos estruturais, dentre outros, que venham a suportar maiores capacidades de cargas resistindo de forma ás ações necessárias na aplicação desses processos. As construções, hoje, são mais executadas como matéria-prima principal o concreto. A pesquisa busca desenvolver estruturas que não tenham apenas nesse material suas especificidades, mas que de forma conjunta com o aço obtenha novos meios construtivos, não isoladamente, mas de forma híbrida. Assim,  proporcionará utilizar as melhores capacidades de cada elemento, de modo a serem apenas um, com maior utilização e expansão de seus benefícios a esse setor. A utilização de aço, simultaneamente ao concreto,  exercerá maior propriedade mecânica em relação aos esforços de tensão.  O objetivo principal do trabalho foi avaliar a resistência final à compressão simples no processo de confinamento do concreto em aço tubular, analisando as rupturas em grupos com preenchimento diferenciado entre eles. As  ações de compressão mecânica, obtendo assim como possível resultado do confinamento dado pelo tubo circular metálico, proporcionou maior resistência lateral ao concreto, exigido pelas tensões triaxiais. A análise final foi de comparação do comportamento do concreto submetido às ações de compressão hidráulica nos grupos de corpos de prova, verificando se o confinamento do concreto altera as características finais dos materiais, o valor final dos rompimentos correlacionados a forma colocada á exposição dessa compressão e sua influência na utilização desses componentes.Palavras-chave: Compressão; Aço; Concreto; Tubo Circular Metálico.

Biografia do Autor

  • Diego Martins Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Minas Gerais (Brasil)
    Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Minas Gerais (Brasil). Especialização em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos pela Universidade Candido Mendes,  UCAM, Rio de Janeiro (Brasil)
  • Fagner Henrique Silveira Gonzaga, Faculdade do Futuro - IESMAN, Manhuaçu (Brasil)
    Bacharel em Engenharia Civil pela Faculdade do Futuro - IESMAN, Manhuaçu (Brasil)
  • Gustavo de Almeida Oliveira, Faculdade do Futuro - IESMAN, Manhuaçu (Brasil)
    Bacharel em Engenharia Civil pela Faculdade do Futuro - IESMAN, Manhuaçu (Brasil)
  • Matheus de Souza e Silva
    Mestre em Construção Metálica pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Minas Gerais (Brasil). Docente pela Faculdade Capixaba da Serra – MULTIVIX, Espírito Santo (Brasil). 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 5738 - Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2015.

_______.NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008.

_______.NBR 7212 – Execução de Concreto dosado em central – Procedimento. Rio de Janeiro, 2012.

_______.NBR 16239 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edificações com perfis tubulares. Rio de Janeiro, 2013.

_______.NBR 16697 – Cimento Portland – Requisitos. Rio de Janeiro, 2018.

_______.NBR 5739 – Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2018.

BOTELHO, M. H. C.; MARCHETTI, O. Concreto armado eu te amo. 7. ed. - 2013, 3° reimpressão . Edgard Blucher 2017.

BRAGA, A. C. G. Estudo de pilares mistos aço concreto com comparativos entre soluções em aço e em concreto armado. Vitória: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Espírito Santo, 2006. 241p.

BRAGA, A. C. G. Pilares mistos aço-concreto e comparativo de custo com pilares de aço e pilares de concreto armado. REM: R. Esc. Minas, Ouro Preto, 64(4), 407-414, out. dez. | 2011. p412.

CALDAS, R. B., FAKURY, R.H., JR. J. B. M. S. Bases do dimensionamento de pilares mistos de aço e concreto segundo o projeto de revisão da NBR 8800. Rem: Rev. Esc. Minas vol.60 no.2 Ouro Preto Apr./June 2007.

CLÍMACO, J. C. T. de S. Estruturas de concreto armado: fundamentos de projeto, dimensionamento e verificação. 2. ed. Revisada, 1° impressão. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

CONGRELAGOS. Solare construtora e incorporadora Ltda. Dosagem de concreto: Laudo técnico. Reduto, MG. 2018

FADINI, J. N. Desempenho do concreto leve em seções mistas. Tese de Pós-Graduação: Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas, Departamento de Engenharia Civil – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Ouro Preto, MG. 2016.

FURLONG, R. W. Concrete Encased Steel Beam Columns: Design Tables. ASCE J. Struct. DI v.100, n. ST9, p. 1865-1883. 1988

GIONGO, J. S.; PEPE, S. Concreto armado: ancoragem por aderência. São Carlos, Serviço gráfico da EESC, 1993.

METHA, P. K.; MONTEIRO, P. J. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. 2.ed. IBRACON, 2014.

RIBEIRO NETO, J. G. Análise teórico-experimental do uso de parafuso estruturar como conector de cisalhamento em pilar misto composto de perfil tubular preenchido com concreto. Tese de Pós-Graduação: Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas, Departamento de Engenharia Civil – Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil. Ouro Preto, MG. 2016.

RODRIGUES, B. H. Estudo da aderência ao aço dos concretos convencional, leve e incorporado em seções mistas de perfis tubulares. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Minas – Departamento de Engenharia Civil, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil– PROPEC. Ouro Preto, MG, 2016.

_______.NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro, 2008.

SIMÕES, R. Efeito do confinamento em pilares mistos curtos de aço e concreto. Dissertação de Mestrado: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Edição

Seção

Artigos