Desenvolvimento de método para a redução de custos com energia elétrica de um órgão público do Estado do Espírito Santo
Resumo
A energia elétrica é um insumo importante em diversas atividades da vida humana. Com o au- mento da população e a evolução dos equipamentos elétrico, o consumo de energia vem aumentando, assim como o consumo das tarifas do kWh. O objetivo do trabalho foi aplicar os procedimentos administrativos e operacionais na modalidade tarifária, ajuste da demanda contratada e a correção de fator de potência de acordo com as condições gerais de fornecimento de energia elétrica estabelecida pela resolução normati- va 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visando a redução dos custos com energia elétrica de um órgão público do Estado do Espírito Santo. Para a realização do trabalho, foram utilizadas as técnicas de pesquisas bibliográfica e documental e estudo de caso. Para tal, foram usadas as faturas de energia no período de um ano de um órgão público, realizado estudos para corrigir os desperdícios de recursos financeiros com energia reativa excedente (ERE) e também foi adequada a unidade consumidora na melhor estrutura tarifária. Ainda, observando as regulamentações, estimou-se os custos gastos em cada modalidade. Dessa forma, foi possível identificar a estrutura tarifária adequada e a demanda otimizada a ser contratada que proporcionasse o menor gasto com energia elétrica para a instalação e a economia gerada com a correção de fator de potência (FP). Com a aplicação do método desenvolvido, foi possível uma econo- mia anual energia de 8,43% no ano.Referências
ANEEL - AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉ-
TRICA. Resolução Normativa n° 414, de 9 de setembro de 2010. Estabelece as condições gerais de forneci- mento de energia elétrica de forma atualizada e con- solidada. Disponível em: <http://www2.aneel.gov.br/ cedoc/ren2010414.pdf>. Acesso em: 14 de agos. 2020.
_____. Relatórios de consumo e receita de distribui- ção: consumidores, consumo, receita e tarifa média
– região. Brasília: ANEEL, 2015. Disponível em:. Acesso em: 14 ago. 2020.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia cientí- fica: um guia para a produção do conhecimento cien- tífico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BARROS, B. F de.; BORELLI, R.; GEDRA, R.L. Ge-
ração, transmissão, distribuição e consumo de ener- gia elétrica. São Paulo: Érica, 2014.
_____. Gerenciamento de energia: ações adminis- trativas e técnicas de uso adequado da energia elé- trica. 2.ed. São Paulo: Érica, 2016.
BORGES, R. C.; RAMOS, K. Y.; DE ARAUJO, N. C.
C.; DE ABREU, R. O. Análise de estrutura tarifária de energia elétrica de uma unidade consumidora uti- lizando modelo de otimização para demanda contra- tada. Brazilian Journal of Developmet, v. 6, n. 3, p. 10060-10071, 2020.
CAPELLI, A. Energia elétrica: qualidade e eficiência
para aplicações Industriais. São Paulo: Érica, 2013.
CASTRO, A. N. dos S. Avaliação da alteração da mo- dalidade tarifária de uma estação de tratamento de água. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica)
– Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
CEMIG. História da eletricidade no Brasil. Energia no Brasil. CEMIG. Disponível em:<http://www.cemig. com.br/ptbr/a_cemig/Nossa_Historia/Paginas/histo- ria_da_eletricidade_no_brasil.aspx>. Acesso em: 14 ago. 2020.
COSTA, R. E. M. da. Análise e simulação da mi- gração de uma empresa do mercado cativo para o mercado livre de energia. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
EDP. Bandeira tarifária, 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2020.
EDP - EMPRESADE PESQUISA ENERGÉTICA. Efi-
ciência energética. Disponível em:<http://www.epe. gov.br/pt/abcdenergia/eficiencia-energetica>. Aces- so em: 18 set. 2020.
FERRÃO, R. G.; FERRÃO, L. M.V. Metodologia cien- tífica para iniciantes em pesquisa. 4. ed. Vitória, ES: Incaper. 2012. 254 p.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
_____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HOE, O. K.; AGILESWARI, R.; MARSADEK, M. B.
Switching control for capacitor Banks in distribution system. Indian Journal of Science and Technology, 2016.
MAMEDE FILHO, J. Instalações elétricas industriais.
ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
MONTEIRO, P. R. D. Eficiência dos sistemas elé- tricos industriais com aplicação de capacitores. In: SEMINARIO FLUMINENSE DE ENGENHARIA, 6,
Niterói. 2009.
OLIVEIRA, V. de. Correção do fator de potência de cargas. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Centro Universitário do Sul de Minas, Varginha, 2016.
PIMENTEL, P. A. M et al. Correção do fator de po- tência: estudo de viabilidade da Implantação de um banco capacitor na Universidade do Estado do Ama- zonas–Escola Superior De Tecnologia. 2019.
RFB - RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Arrecada-
ção UF 2019, 23 nov. 2020. Disponível em: https://re- ceita.economia.gov.br/dados/receitadata/arrecada- cao/arrecadacao-por-estado/arrecadacao-uf-2019. Acesso em: 18 set. 2020.
SACCARO, E. J.; CORSO, L. L. Otimização de con- tratação de demanda de potência ativa por meio de uso de algoritmos genéticos. Scientia CUM Industria, v.7, n.2, p.88-93, 2019.
SOARES, E. V. A. Análise do enquadramento se consumidores do grupo A4 no ambiente de contra- tação livre e regulado. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2018.
SOARES, T.C.; LOPES, L.S.; DA CUNHA, D.A. A efi-
ciência do consumo residencial de energia elétrica no Brasil. Economia Aplicada, v. 21, n. 3, p. 503-523, 2017.
VICTOR, V. F.; MACEDO, H. R.; CARVALHO, A. P.;
SILVA, L. C.; SOBRINHO, P. R. M. Estudo de ações para a redução dos custos do fornecimento de ener- gia elétrica para grandes consumidores. Pesquisa científica e inovação tecnológica nas engenharias 2. Atena, Belo Horizonte, MG: p.43-52. 2019.
VITÓRIA. Lei nº 5.815, de 30 de dezembro de 2002. Institui no Município de Vitória a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública - COSIP. Câmara Municipal de Vitória-ES: Legislação Online. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2020.
_____. Lei nº 9.156, de 21 de julho de 2017. Altera o § 1º do artigo 1º da lei nº 5.815/2002, que institui a COSIP no Município de Vitória. Câmara municipal de Vitória, ES: Legislação Online. Disponível em:
. Aces- so em: 14 set. 2020
WEG. Recursos e ferramentas. Disponível em: ht- tps://www.weg.net/institutional/BR/pt/support/re- sources-and-tools. Acesso em: 02 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html