Implantação da plataforma BIM em projetos geotécnicos nas dimensões 3D, 4D e 5D
Resumo
As ferramentas consideradas tradicionais na execução dos projetos de engenharia civil vêm sendo substituídas por novos métodos e softwares que proporcionam mais precisão e agilidade tanto no desenvolvi- mento de um determinado projeto quanto nas demais fases do empreendimento. O Building Information Modeling (BIM), ou seja, a Modelagem de Informação da Construção, consegue, por meio da interoperabilidade entre sof- twares, a geração e compartilhamento de informações entre todos os profissionais envolvidos, compreendendo todo o ciclo de vida de uma edificação, desde a sua construção até a fase de uso e manutenção. Este trabalho tem o objetivo de analisar a implementação da plataforma BIM em um projeto geotécnico na modelagem paramétrica (BIM 3D), no gerenciamento de tempo (BIM 4D) e no custo (BIM 5D). A metodologia adotada consiste no estudo de caso desses elementos geotécnicos de uma edificação residencial em Vitória/ES, dimensionado e projetado anteriormente em ferramentas convencionais como o software Autodesk AutoCAD, sendo o projeto modelado em BIM 3D e vinculado ao planejamento de obra e ao orçamento. Desse modo, baseado nas ferramentas disponíveis nos softwares utilizados, AutoDesk Revit (3D), Autodesk Navisworks (4D) e plugin OrçaBIM (5D), foi possível ava- liar e concluir as facilidades e dificuldades encontradas durante a implementação do BIM nessas dimensões em um projeto geotécnico. No fim do estudo de caso, recomenda-se o uso dos softwares Autodesk Revit e Autodesk Navisworks e o plugin OrçaBIM em projetos geotécnicos, sobretudo pela confirmação da melhora da visualização da modelagem, do gerenciamento do tempo e pela agilidade na conclusão do orçamento.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: Projeto e execução de fundações.Rio de Janeiro: ABN, 2019.
BAÍA, D. Uso de ferramentas BIM para o planeja- mento de obras da construção civil. Dissertação de mestrado em estruturas e construção civil. Universi- dade de Brasília. 2015.
BIM Experts. O que é bim?. Disponível em: . Acesso em: 28 agos. 2019
CAMPESTRINI, T.; GARRIDO, M.; MENDES JU- NIOR, R.; SCHEER, S.; FREITAS, M. Entendendo BIM. IN: CAMPESTRINI, T. F. (Ed.). Curitiba, 2015.
CBIC. CATELANI, W. Coletânea Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras – Volume 1 – Fundamentos BIM. Presidente da CBIC: José Car- los Martins. Revisão: Beatriz Vasconcelos, 2016.
EASTMAN, C.; TELCHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: Um guia de modelagem da infor- mação da construção. Porto Alegre: Bookman, 2014.
FONSECA, K. L. Estudo de caso de projeto residen- cial unifamiliar padrão com abordagem na concep- ção e desenvolvimento da engenharia de projeto, or- çamentação e planejamento a partir da modelagem na plataforma Building Information Modeling (BIM)de três métodos construtivos diferentes. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Espírito Santo. 2018.
MATTOS, D. A. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos. São Paulo: Pini, 2006.
NETTO, C. AutoDesk Revit 2017 Architecture – Conceitos e aplicações. Saraiva. São Paulo: 2017
OLIVEIRA, A.; NETTO, C. AutoDesk Navisworks 2017 – Conceitos e aplicações. Saraiva. São Paulo: 2017
SILVA, A.; SILVA, D.; SILVA, F.; DIAS, R. O que há de BIM em NOZ. Portugal, 2016. 1° Congresso Por- tuguês de Building Information Modeling, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html