As representações sociais da solidão em diferentes níveis etários: ‘antes mal acompanhado do que só’
Resumo
Com o pressuposto que a solidão faz parte dos relacionamentos interpessoais e de acordo com as expectativas que as pessoas têm sobre as suas redes de relações pode causar sofrimento. Ao observar as restrições nas redes de relacionamentos, temos os aspectos quantitativos – tamanho da rede – e os aspectos qualitativos – validação entre as pessoas. O objetivo do trabalho foi investigar as representações sociais da solidão em diferentes níveis etários como parte do projeto de Iniciação Científica e grupo de estudos, asso- ciando a Psicologia Social, Relacionamento Interpessoal e Solidão. Participaram da pesquisa 504 estudan- tes, divididos nos diferentes níveis de escolaridade: 90 alunos do ensino fundamental; 41 do ensino médio; e 373 do ensino superior de uma instituição educacional de Vitória/ES com todos os níveis de escolaridade. O instrumento foi composto por: informações sociodemográficas, questionário sobre o tema e a evocação livre de palavras. Utilizamos para análise dos resultados os pressupostos teóricos da Teoria das Representações Sociais e o programa EVOC2000. Foi analisada a representação da solidão em seus aspectos positivos e negativos e, posteriormente, relacionamos os diferentes tipos de relações sociais (amizade, família e relacio- namento romântico) com a experiência de solidão. Observou-se na análise das evocações a representação social da solidão como geradora de autonomia e bem-estar. No entanto, os déficits qualitativos dos relacio- namentos aparecem frequentemente, e os aspectos negativos tiveram um peso maior. Além disso, a solidão parece ser compreendida como uma experiência em si, portanto, os elementos “sozinho” e “solidão” também se destacam como descritores do fenômeno. Os resultados mostram que a ausência e a insatisfação com os relacionamentos interpessoais são determinantes para compreendermos o fenômeno, associados às carac- terísticas individuais e às variáveis situacionais, o que condiz com a literatura.Referências
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