A Composição de Critérios de Seleção de Portfólio de Projeto de TI: Um Estudo de Caso em Uma Instituição Federal de Ensino Superior
Resumo
Diante de um ambiente cada vez mais competitivo, globalizado e tecnológico, verifica-se a preocupação com a gestão das Instituições de Ensino Superior. Considerando que o papel da gestão de portfólio é auxiliar aos gestores na tarefa crítica de selecionar e direcionar recursos aos projetos de modo a garantir que “o mais importante” seja devidamente priorizado nas organizações, torna-se importante discutir sua gestão nas organizações universitárias, de modo que estas busquem a eficiência e eficácia em seus processos. Este artigo tem por objetivo entender a composição dos critérios de seleção de projetos que impactam na formação do portfólio de projetos de TI na Universidade Federal de Mato Grosso. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, alicerçado por entrevistas, com roteiro semiestruturado, com os gestores da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação/STI, bem como análise documental. Como resultado do estudo, observou-se que os critérios de seleção utilizados pela STI para a composição do portfólio são objetivos e subjetivos e que quando acionado, o Comitê Estratégico, representado pelo reitorado da instituição, analisa aspectos subjetivos para tomada de decisão, ou seja, relaciona o projeto com a estratégia da instituição e sua necessidade imediata para seleção de projetos que irão compor o portfólio. Palavras-chave: Gestão de Portfólio; Seleção de Portfólio; Instituição de Ensino Superior. The Composition of it Project Portfolio Selection Criteria: A Case Study in a Federal Institution of Higher Education Abstract Faced with an increasingly competitive, globalized and technological environment, there is concern about the management of Higher Education Institutions. Considering that the role of portfolio management is to assist managers in the critical task of selecting and directing resources to projects in order to ensure that "the most important" is properly prioritized in organizations, it is important to discuss their management in university organizations, So that they seek efficiency and effectiveness in their processes. This article aims to understand the composition of the selection criteria of projects that impact the formation of the portfolio of IT projects at the Federal University of Mato Grosso. For that, a case study was carried out, based on interviews, with a semi-structured script, with the managers of the Information Technology and Communication / STI Secretariat, as well as documentary analysis. As a result of the study, it was observed that the selection criteria used by the STI for portfolio composition are objective and subjective and that when triggered, the Strategic Committee, represented by the rector of the institution, analyzes subjective aspects for decision making, that is , Relates the project to the institution's strategy and its immediate need for selection of projects that will compose the portfolio. Keywords: Portfolio Management; Portfolio Selection; Institution of Higher EducationReferências
ARCHER, N.; GHASEMZADEH, F. An integrated framework for project portfolio selection. International Journal of Project Management, 17(4), 207–216. https://doi.org/10.1016/S0263-7863 (98)00032-5. 1999.
BLICHFELDT, B. S.; ESKEROD, P. Project portfolio management–There’s more to it than what management enacts. International Journal of Project Management, 26, 357–365. 2008.
CARVALHO, M. M. de; RABECHINI JUNIOR, R. Construindo competências para gerenciar projetos: teoria e casos. Atlas. 2005.
COOPER, R. G. Winning At New Products.–MA. Addison-Wesley, Reading. 1993.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio management in new product development: Lessons from the leaders—I. Research-Technology Management, 40(5), 16–28. 1997ª.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio management in new product development: Lessons from the leaders—II. Research-Technology Management, 40(6), 43–52.1997b.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. New product portfolio management: Practices and Performance. Disponível em: http://sedok.narod.ru/s_files/poland/50.pdf. 1999.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio management: fundamental to new product success.[Sl]: Product Development Institute. Working Paper. 2000.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio management for new products. Basic Books. Disponível em:
https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=5hmRWR2fBlgC&oi=fnd&pg=PR9&dq=Portfolio+Management+for+New+Products&ots=GoNrV0iY5I&sig=ZKV61AL1v6xV0k_JZA5M5VJaZcs. 2001a.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, S. EJ Portfolio management for new product development-results of an industry practices study. R&D Management. 2001b
DAVIDSON, E. J. Evaluation methodology basics: The nuts and bolts of sound evaluation. Sage. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ePfuba9tDbEC&oi=fnd&pg=PR11&dq=.+Evaluation+methodology+basics&ots=ooPCGjUHkU&sig=AXZ6PO4ft5AbKFFOB1fJjGvzPAg. 2005.
DOS SANTOS, B. L. Selecting information systems projects: problems, solutions and challenges. In System Sciences, 1989. Vol. III: Decision Support and Knowledge Based Systems Track, Proceedings of the Twenty-Second Annual Hawaii International Conference on (Vol. 3, p. 131–140). IEEE. Disponível em: http://ieeexplore.ieee.org/xpls/abs_all.jsp?arnumber=49233. 1989.
GHASEMZADEH, F.; IYOGUN, P.; ARCHER, N. A Zero-One ILP model for project portfolio selection. Innovation Research Centre Working Paper. 1996.
HALL, D. L.; NAUDA, A. An interactive approach for selecting IR&D projects. IEEE Transactions on Engineering Management, 37(2), 126–133. 1990,
HAX, A. C.; MAJLUF, N. S. Strategic management: an integrative perspective. Disponível em: http://agris.fao.org/agris-search/search.do?recordID=XF2015042890. 1984.
HAX, A. C.; MAJLUF, N. S. The strategy concept and process: a pragmatic approach (Vol. 2). Disponível em: http://www.sidalc.net/cgi-bin/wxis.exe/?IsisScript=BINCA1.xis&method=post&formato=2&cantidad=1&expresion=mfn=001339. 1996.
KAO, D.; ARCHER, N. Abstraction in conceptual modeling. International Journal of Human Computer Studies, 12, 125–150. 1997.
KRUMM, F. V.; ROLLE, C. F. Management and application of decision and risk analysis in Du Pont. Interfaces, 22(6), 84–93. 1992.
MARCO, R. A. D.; FIATES, G. G. S. O processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 9(1), 211–233. 2016.
MARTINO, J. P. Research and development project selection (Vol. 23). Wiley. 1995.
MEYER, B.; MEYER JUNIOR, V. “Managerialism” na gestão universitária: uma análise de suas manifestações em uma instituição empresarial. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 6(3), 01-20. 2013.
MORRISON, A.; WENSLEY, R. Boxing up or boxed in?: A short history of the Boston Consulting Group share/growth matrix. Journal of Marketing Management, 7(2), 105–129. 1991.
MUKHERJEE, K. Application of an interactive method for MOILP in project selection decision. A case from Indian coal mining industry. International Journal of Production Economics, 36(2), 203–211. 1994.
NEZ, E. de. Os dilemas da gestão de universidades multicampi no Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 9(2), 131–153. 2016.
PASCUCI, L.; MEYER JUNIOR, V.; MAGIONI, B.; SENNA, R. Managerialism na gestão universitária: implicações do planejamento estratégico segundo a percepção de gestores de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 9(1), 37–59. 2016.
PENHA, R. Avaliação de modelos matemáticos para a resolução de job shop problema com a utilização de recursos humanos especialistas em projetos. Recuperado de http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/118. 2013.
PMI, I. P. M. Guia PMBOK; Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 5. ed. Project Management Institute. Disponível em: https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok. 2013.
QUEIRÓZ, M. DE P. O pesquisador, o problema da pesquisa, a escolha de técnicas: algumas reflexões. Lang, ABSG, org. Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo, Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 13–29. 1992.
RABECHINI JUNIOR, R.; MAXIMIANO, A. C. A.; MARTINS, V. A. A adoção de gerenciamento de portfólio como uma alternativa gerencial: o caso de uma empresa prestadora de serviço de interconexão eletrônica. Revista Produção, 15(3), 416–433. 2005.
RAD, P. F.; LEVIN, G. Project portfolio management tools and techniques. www. iil. com/publishing. Disponível em: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=PUavbSMdP7QC&oi=fnd&pg=PA7&ots=yz-Otirs7A&sig=VFkan69nk5wejJ1x7UYI3LtmUqU. 2006.
REYCK, B. D.; GRUSHKA-COCKAYNE, Y.; LOCKETT, M.; CALDERINI, S. R.; MOURA, M.; SLOPER, A. The impact of project portfolio management on information technology projects. International Journal of Project Management, 23(7), 524–537. 2005.
RODRIGUES, I.; RABECHINI JUNIOR, R.; CSILLAG, J. M. Os escritórios de projetos como indutores de maturidade em gestão de projetos. Revista de Administração, 41(3), 273–287. 2006.
ROUSSEL, P. A.; SAAD, K. N.; ERICKSON, T. J. Third generation R&D: managing the link to corporate strategy. Harvard Business Press. Disponível em: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=KjwAtPDluusC&oi=fnd&pg=PR9&ots=f2sh-kCXyq&sig=a4hj3G5XuLHGa1MHKAnvo8fnlEM. 1991.
SAATY, T. L.; ROGERS, P. C.; PELL, R. Portfolio selection through hierarchies. The journal of portfolio management, 6(3), 16–21. 1980.
SANTHANAM, R.; MURALIDHAR, K.; SCHNIEDERJANS, M. A zero-one goal programming approach for information system project selection. Omega, 17(6), 583–593. 1989.
SOUDER, W. E. Project selection and economic appraisal. Disponível em : http://www.sidalc.net/cgi-bin/wxis.exe/?IsisScript=COLPOS.xis&method=post&formato=2&cantidad=1&expresion=mfn=013828. 1984.
UFMT, U. F. de M. G. Relatório de gestão 2008-2016 (p. 112). Universidade Federal de Mato Grosso. 2016.
YIN, R. K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora. Disponível em: https://books.google.com/books?hl=en&lr=&id=EtOyBQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PR1&dq=YIN,+R.+K.+Estudo+de+caso:+planejamento+e+m%C3%A9todos.+3.+ed.+Porto+Alegre:+Bookman,+2005&ots=-jcgjoEZAB&sig=0oGivamB3VY-ngEmK57_P2VnR1Y. 2015.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Disponível em: http://200.129.241.123/arquivos/Fasciculo_Metodologia_TC.pdf. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html