Conhecimento de profissionais e da população sobre a atenção primária na avulsão dentária

Authors

  • Elizangela Miller Manchesther Faculdade Multivix de Nova Venécia
  • Estéfane Garcia Fernandes Faculdade Multivix de Nova Venécia
  • Thulio Pereira Rodrigues de Oliveira Faculdade Multivix de Nova Venécia
  • Ester Correia Sarmento Rios Faculdade Multivix Nova Venécia

Abstract

A ocorrência de traumas dento-alveolares vem se destacando no cenário atual da odontologia, tendo sido considerado, pela Organização Mundial da Saúde- OMS, como um problema de saúde pública. Ainda assim, muitas pessoas que convivem com os pacientes acometidos não sabem que medidas simples podem salvar este dente, quando o elemento dentário é avulsionado. Este trabalho tem como objetivo avaliar o conhecimento de pais/responsáveis, profissionais do ensino básico, profissionais da unidade básica da saúde e população em geral acerca dos procedimentos que podem salvaguardar o sucesso no reimplante de um dente avulsionado. O trabalho foi realizado com base em revisão de literatura, e pesquisa de campo, através de questionário, respondido por 282 pessoas. O questionário continha 10 perguntas dentro da temática avulsão dentária. Dos participantes que responderam ao questionário, 49,8% eram pais/responsáveis, 13,5% profissional da saúde, 17,5% professor e 19,2% era população em geral.   Sobre as medidas primárias que devem ser tomadas em caso de avulsão dentária, 10,6% disseram que levariam à unidade médica mais próxima, 6% recolocariam o dente no alvéolo, 71,3% não saberia o que fazer. Dentro da literatura o reimplante imediato, após a avulsão dentária, é a medida mais eficaz, frente a um prognóstico favorável. Os dados do questionário corroboram o encontrado na literatura de que o conhecimento da população sobre avulsão dentária está muito aquém do desejável. Esses resultados apontam para a necessidade de uma maior divulgação das manobras e procedimentos a serem realizados em situação de avulsão dental, levando a um tratamento certo e aumentando as chances de um reimplante com sucesso.Palavras-chave: avulsão dentária; prognóstico; traumatismos dentários; tratamento.

Author Biography

  • Ester Correia Sarmento Rios, Faculdade Multivix Nova Venécia
    Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), atuei principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: epigenética, sepse, pancreatite, remodelamento tecidual e estresse oxidativo. Concluí meu bacharelado e licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de Especialização em Docência no Ensino superior pela mesma Universidade. Durante o pós-doutora na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizei estágio em pesquisa no exterior , na University of Texas Medical Branch, com bolsa da FAPESP, tendo trabalhado com modelos de inflamação e diabetes no estudo das ações do sulfeto de hidrogênio. Lecionei Ciências no Ensino Fundamental II em Instituição Privada de Ensino, participei do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na FMUSP e ministrei aulas nas disciplinas do Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da FMUSP por 5 anos. Lecionei as disciplinas de Anatomia, Histologia e Embriologia na Universidade Federal do Espírito Santo em São Mateus (ES), bem como as disciplinas de Ciências Moleculares e Celulares, Diversidade de Vertebrados, Morfofisiologia Animal Comparada nos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia e Enfermagem da Faculdade Pitágoras de Linhares (ES). Atualmente sou professora de Biologia efetiva pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) e faço parte do quadro de professores do curso de Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição e Medicina Veterinária da Faculdade Multivix em Nova Venécia (ES), ministrando disciplinas de Anatomia, Histologia, Embriologia, Fisiologia, Patologia, Biologia Celular e Bioética.

References

ALBUQUERQUE, Yasmin Etienne et al. Conhecimento de mães sobre os procedimentos de emergência nos casos de avulsão dentária. RFO UPF, 2014. v. 19, n. 2, p. 159-165.

AMARO, Alice Rodrigues et al. Avulsão dentária na dentição permanente: causas, prevalências, condutas clínicas e prognóstico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade do Vale do Rio Doce-UNIVALE, Governador Valadares, 2017.

]ANTUNES, Débora Pinto et al. Conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre avulsão dentária. Journal of Health Sciences, 2013. v. 15, p. 5-8.

BATISTA, Raul Gomes. Correção de sequelas da avulsão dentária: relato de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília- UnB, Brasília, 2018.

BASTOS, Juliana Vilela; CÔRTES, Maria Ilma de Souza. Traumatismo dentário. Arquivos em Odontologia, 2011. v. 47, p. 80-85.

BENINI, Gabriela. Tratamento multidisciplinar da avulsão dentária sem reimplante: estudo de casos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Santa Cruz do Sul, 2018.

BERETTA, Rodrigo José et al. Avulsão dental como resultado de trauma: o grau de conhecimento de profissionais socorristas. RFO Passo Fundo, 2017. v. 22, n. 1, p. 38-42

BITTENCOURT, Ana Maria et al. Avaliação do conhecimento de professores em relação ao manejo da avulsão dentária em crianças. Revista de Odontologia da UNESP, 2013. v. 37, n. 1, p. 15-19.

COSTA, Luciana Ellen Dantas et al. Trauma dentário na infância: Avaliação da conduta dos educadores de creches públicas de Patos-PB. Rev. odontol. UNESP, 2014. v. 43, n. 6, p. 402-408.

CURYLOFO, Patrícia Almeida et al. Avaliação do conhecimento de professores sobre avulsão dentária. Arquivos em Odontologia, 2012. v. 48, n. 3, p. 175-180.

DE ARAÚJO, Thayse Pacelly Brandao et al. Avaliação do conhecimento de pais e educadores de escolas públicas do município de São Luis, MA, sobre avulsão dental. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, 2010. v. 10, n. 3, p. 371-376.

DE LIMA, Daniela Coelho et al. Conduta dos cirurgiões dentistas de Alfenas/MG frente ao tratamento emergencial de pacientes com avulsão dentária. Arquivos em Odontologia, 2013. v. 49, n. 4, p. 169-176.

GUEDES-PINTO, A. C. Reabilitação bucal em Odontopediatria: atendimento integral. São Paulo: Santos, 1999, p. 320.

ISHIDA, Aline Lie et al. Avulsão dentária e fatores relacionados ao prognóstico: estudo retrospectivo de 13 anos. Arquivos do MUDI, 2016. v. 18, n. 3, p. 17-28.

JÚNIOR, Carlos Roberto Mota; SILVA, Thyara Priscilla da Cruz. Avulsão dental em dentes permanentes. Revista Científica do ITPAC, 2009. v. 2, n. 2, p. 8-21.

JÚNIOR, Edmilson Zacarias da Silva et al. Prognóstico e tratamento da avulsão dentária: relato de caso. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe, 2015. v. 15, n. 3, p. 39-42.

ROCHA, Simone Requião Thá et al. Tratamento ortodôntico em pacientes com dentes reimplantados após avulsão traumática: relato de caso. Dental Press Journal of Orthodontics, 2010. v. 15, n. 4, p. 1-10.

RODRIGUES, Tania Lemos Coelho et al. Avulsão dentária: Proposta de tratamento e revisão da literatura. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, 2010. v. 22, n. 2, p. 147-153.

RODRIGUES, André Guimarães et al. Abordagem quanto ao diagnóstico e ao tratamento da avulsão dentária: uma revisão de literatura. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF, 2018. v. 23, n. 2, p. 242-246.

SANABE, Mariane Emi et al. Urgências em traumatismo dentário: Classificação, características e procedimentos. Rev. Paul Pediatr, 2009. v. 27, n. 4, p. 447- 51.

SILVA, Tereza Cristina Favieri de Melo et al. Avulsão dental. Cadernos UniFOA, 2017. v. 4, n. 1, p. 85-89.

VASCONCELOS, Belmiro do Egito et al. Reimplante dental, Rev. Cir. Traumat. Buco- Maxilofac., 2001. v.1, n.2, p.45-51.

VICTORINO, Fausto Rodrigo et al. Reimplante dentário para o tratamento de Avulsão Dentária: relato de caso clínico. Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas, 2013. v. 67, n. 4, p. 278-281.

Published

2023-07-20