Aplicação de retroanálise determinística em deslizamentos de solos na Região da Grande Vitória, ES

Authors

  • Marina Nascimento da Costa Lima Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Mayara Lopes de Souza Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Paulo Henrique Silva Teixeira Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Rayane Oliveira dos Santos Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Rogério Gonçalves Sarmento Júnior Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)

Abstract

Os taludes são superfícies inclinadas que podem ser classificados como taludes naturais, formados pela ação da natureza ou taludes artificiais, quando há na superfície interferência humana. Esses elementos estão sujeitos a esforços de diferentes naturezas, tais como peso dos materiais que o constituem, força de escoamento de água e força devido à resistência ao cisalhamento. Devido a urbanização, a presença de taludes naturais e artificias em grandes centros urbanos tornou-se comum, mesmo com o risco, aos quais essas obras de terra podem expor as populações que residem em sua proximidade. Em março de 2013, na cidade de Vitória/ES, ocorreu o deslizamento de um talude no centro urbano da capital, na região da Gruta da Onça. Na época, o principal fator apontado pelo deslizamento de terra foi o grande volume de uma elevada quantidade de lixo doméstico acumulado ao longo da encosta, que ocasionou a morte da vegetação. Na região há predominância de solo cambissólicos e litólicos entremeado com afloramentos rochosos. O objetivo do trabalho é analisar a região onde ocorreu o deslizamento de solo e rochas no Parque Natural Municipal Gruta da Onça em março de 2013, estabelecendo os motivos pelos quais o acidente foi provocado e analisando se na região há possíveis chances de novas rupturas. Para análise do ocorrido neste artigo, foi proposto a utilização do procedimento de retroanálise.  A retroanálise de taludes com características semelhantes à estudada é uma forma de identificar a sua estabilidade por intermédio de estudos já realizados. Os resultados obtidos no trabalho indicam que, por meio das verificações dos dados levantados no talude pós-ruptura, há a possibilidade de novos deslizamentos. Palavras-chave: Encostas; Parque Natural Municipal Gruta da Onça; Deslizamento de Terra.

Author Biographies

  • Marina Nascimento da Costa Lima, Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
    Graduanda de Engenharia Civil pela Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Mayara Lopes de Souza, Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
    Graduanda de Engenharia Civil pela Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Paulo Henrique Silva Teixeira, Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
    Graduando de Engenharia Civil pela Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Rayane Oliveira dos Santos, Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
    Graduanda de Engenharia Civil pela Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
  • Rogério Gonçalves Sarmento Júnior, Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)
    Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Espirito Santo. (Brasil). Docente pela Faculdade Capixaba da Serra - MULTIVIX, Espirito Santo. (Brasil)

References

ABGE, Associação Brasileira de Geologia de Engenharia. Glossário: Estabilização de Talude e Encosta. 2018. Disponível em: http://www.abge.org.br/site/glossario/?name_directory_startswith=E. Acesso em: 23 maio 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11682:2009 – Estabilidade de Encostas. Informações de catálogo. Disponível em: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=51490. Acesso em: 23 maio 2019.

BIANCHI, A. Defesa civil registra 118 chamados no período de chuva em Vitória. Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/03/defesa-civil-registra-118-chamados-no-periodo-de-chuva-em-vitoria.html. Acesso em: 13 maio 2019.

FERRÃO, G. V et al. Análise de estabilidade de taludes em áreas urbanas. Estudo de caso de um acidente de deslizamento no centro de Vitória- ES. In: 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2015, Bento Gonçalves. Riscos e Desastres Naturais, 2015.

FERRÃO, G. V. Aplicação de Métodos Quantitativos de Mapeamento de Deslizamento de Terra nas Encostas de Vitória, ES. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Civil: Ensino Superior). 162p. Vitória/ES. UFES, 2016.

FIORI, A. P. Fundamentos de mecânica dos solos e das rochas: aplicações na estabilidade de taludes. São Paulo: Oficina de Textos, 2015.

FREITAS, M. A. C et al. Análise de estabilidade de taludes pelos métodos de Morgenstern-Price e Correia. 2011.

FRITSCHER, E. C. Análise de estabilidade de talude: estudo de caso no município de Teutônia/RS. Lajeado/RS. UNIVATES, 2016.

GERSCOVICH, D. M. S. Estabilidade de Talude. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2016. 192 p.

GOOGLE EARTH. Disponível em: https://earth.google.com/web/. Acesso em: 13 mai. 2019.

INCAPER. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Dados médios da série histórica da estação meteorológica localizada no município de Vitória. Vitória, ES: Incaper, 2015.

MAPENCO Web. Mapeamento de área de riscos geológico: Geotécnico monitoramento de encostas do município de Vitória, ES 2015. Disponível em: http://www.mapenco.com.br/node/2. Acesso em: 13 maio 2019.

MAPENCO. Laudo Geológico-Geotécnico. Vitória, ES, 2013.

MAPENCO. Laudo Geológico-Geotécnico. Vitória, ES, 2014.

SERVIÇO GEÓLOGICO DO BRASIL. www.g1.globo.com, 2016. Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/01/mais-de-330-mil-vivem-em-areas-de-risco-no-es-diz-levantamento.html. Acesso em: 22 maio 2019.

SILVA, I. F. F.; GARCÍA, J. A. B. Avaliação do comportamento mecânico de um solo do distrito federal compactado em diferentes umidades para ser utilizado na conformação de aterros rodoviários. Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, n. 1, 2016.

VARNES, D. J. Landslide hazard zonation: A Review of Principles and Practice. Paris: UNESCO, 1984. 63 p.

Published

2020-06-24