Uso de inovações tecnológicas para o desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino superior
Abstract
O ensino superior deve contribuir para a uma formação voltada à evolução social, que atenda as demandas locais e históricas e que aja na mudança em direção a uma sociedade sustentável socialmente, economicamente, politicamente e ambientalmente. O desenvolvimento de competências aparece como um caminho para a construção de um sujeito comprometido com as demandas sociais e capaz de articular seus diversos saberes para a solução de problemas. No contexto da pandemia do SARS-COV-2, em 2020, com a requisição de novos espaços de interação, agora virtuais, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais encontrou um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade. O objetivo do presente trabalho foi analisar se a utilização de inovações tecnológicas contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino superior. Estudantes de Odontologia e Medicina Veterinária foram orientados a produzir um material audiovisual utilizando uma ferramenta tecnológica como e as diversas redes sociais existentes abordando o processo inflamatório ou um site sobre uma patologia veterinária. Cerca de 40% dos estudantes afirmaram que a construção do trabalho permitiu o desenvolvimento da criatividade. Mais de 65% sentiram confiança com o resultado final do trabalho e mais da metade acredita que o mesmo permitiu aprofundamento do conteúdo específico. O uso de diferentes tecnologias e redes sociais virtuais possibilitou o desenvolvimento de competências socioemocionais por estudantes do ensino superior para a solução de problemas nos âmbitos pessoal e profissional, em especial, o pensamento criativo e a capacidade de trabalhar em equipe.References
ALECAR, Eunice M.L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza; PEREIRA, Nielsen. Creativity in Higher Education: Challenges and Facilitating Factors. Trends in Psychology, 2017, Vol.25, nº2, p. 553-561.
BAHIA S, NOGUEIRA S. A criatividade dos estudantes universitários difere de área para área do conhecimento? Revista Recre@rte. 2005.
CARNEIRO, R. Prefácio. In, Diana A. Vieira & Ana Paula Marques (Eds.). Preparados para trabalhar? Um estudo com diplomados do Ensino superior e empregadores (pp. 15-27). Lisboa: Forum Estudante. 2014
CHEUNG CK, RUDOWICZ E, YUE X, KWAN AS. Creativity of university students: what is the impact of field and year of study? J Creat Behav. 2003;37(1):42-63.
COELHO JUNIOR, Francisco Antonio and BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2008, vol.18, n.40, pp.221-234. ISSN 1982-4327.
FRANCISCO THA, CUNHA L, VEIGA IMB, FERREIRA LL, SILVA GTM. Uma narrativa sobre a extensão universitária no contexto da quarta revolução industrial: as oportunidades para o desenvolvimento de competências socioemocionais. In: Anais do XIX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Florianópolis, 2019. ISNB 9788568618073.
GONDIM, Sônia Maria Guedes; MORAIS, Franciane Andrade de e BRANTES, Carolina dos Anjos Almeida. Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp. 394-406. ISSN 1984-6657.
GONZÁLEZ-FONTAO MDP, MARTINEZ-SUAREZ EM. El profesor creativo y el profesor que potencia la creatividad en el contexto universitario. Innovación Educativa, 2008;18:203-11.
KENSKI, Vani Moreira; MEDEIROS, Rosangela Araújo; ORDEAS, Jean. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação 2019, v.28, n.1, p141-152.
LICHTENBERG, J. W. & GOODYEAR, R. K. (2012). Informal learning, incidental learning, and deliberate continuing education: Preparing psychologists to be effective lifelong learners. In G. J. Neimeyer, & J. M. Taylor (Eds.). Continuing professional development and lifelong learning: Issues, impacts and outcomes (pp. 73-82). Hauppauge, NY: Nova Science.
LIRA D, Sponchiado DAM. A formação pedagógica do profissional docente no ensino superior: desafios e possibilidades. Rev Perspect. 2012;36(136):7-15
MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria and ALMEIDA, Leandro S.. Approach to competences, human development and higher education. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2016, vol.32, n.spe, e32ne212. Epub Mar 23, 2017. ISSN 1806-3446.
MARINS, Angela Helena; SILVA, Cecília Tonial da; ANDRADE, Erica Isabel Dellatorre; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora Cristina. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2017, 13(2), p.92-103.
MARTINS, Ediva de Sousa; SOUZA, Marcelo Peixoto. Desenvolvimento de competências cognitivas na formação de profissionais: necessidades formativas de professores universitários. In: Anais do XVIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática do Ensino. Cuiabá, 2016. ISSN 2177-336X
MONDINI LC, DOMINGUES MJCS, CORREIA RB, MONDINI VED. Redes sociais digitais: uma análise de utilização pelas instituições de ensino superior do sistema ACAFE de Santa Catarina. RECADM 2012, v. 11, n. 1, p. 48-60.
MORAIS MF & ALMEIDA LS. Percepções sobre criatividade: Estudo com estudantes do Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 2016, 29(2), pp. 141-162.
OLIVEIRA, Anna Gabriela Miranda de; MELO, Marlene Catarina de Oliveira Lopes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Educação Empreendedora: O Desenvolvimento do Empreendedorismo e Inovação Social em Instituições de Ensino Superior. RAD, 2016, Vol 18, n.1, p. 29-56.
POLONIA, Ana da Costa; Santos, Maria de Fátima Souza. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS NO ENSINO SUPERIOR: A PRÁTICA DOCENTE EM FOCO. Educ. rev. 2020, vol 36, 03.
SCHEFLLER, Nataniel; MULLER, Rafael Lima Dalle; VERSUTI, Fabiana Maris. Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica: uma revisão da literatura. Pesq.Prát. Educ., 2020, v.1, p.1-16.
VIEIRA TDGF & DOS SANTOS MLSC. Estratégias pedagógicas e uso de metodologias ativas na graduação em Enfermagem em tempos de pandemia do Coronavírus – COVID-19. Research, Society and Development 2020, v.9, n.11.
ZILLI, A. R. et al. Criatividade como diferencial nas organizações de ensino superior. In: X Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria em América del Sur, 2010. p. 1-9.
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html