A saúde mental de estudantes de ensino médio no momento da definição de seu futuro profissional

Authors

  • Brenna Vilella Damasceno
  • Crislaine de Souza Santos
  • Irani Tome Vieira
  • Mahyza Kally Martins de Laia Souza
  • Thayná Ferreira Gonçalves
  • Pedro Henrique de Oliveira Carvalho

Abstract

O terceiro ano do ensino médio é um período de reflexão do estudante para tomada de decisões quanto ao seu futuro profissional, podendo afetar a sua saúde mental. O objetivo do trabalho é identificar e analisar a percepção dos discentes no ensino médio em relação às suas expectativas direcionadas ao futuro profissional e se há algum tipo de sofrimento associado a essa fase da vida. Para realização desta pesquisa, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e de campo em escolas públicas da região noroeste do Espirito Santo, tendo como participantes estudantes do terceiro ano do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa exploratória, em que a coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário on-line com perguntas fechadas. O estudo mostrou que a maioria dos envolvidos na pesquisa teve algum tipo de sofrimento associado à ansiedade. Ainda, foi identificado que causas socioeconômicas podem influenciar a saúde mental desses estudantes no período de definição do futuro profissional.

References

ALMEIDA, S. F. C. O papel da escola na educação e prevenção em saúde mental. Periódicos eletrônicos empsicologia. São Paulo: v.3, n.4, p.112-119, 1998. Dis- ponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?s- cript=sci_arttext&pid=S1415-71281998000100015.

Acesso em: 12 agos. 2020.

FAHEL, M. C. X.; MORAIS, T.; FRANÇA, B. C. O

impacto do bolsa família na inclusão educacional: análise da matrícula escolar em Minas Gerais. In: ANAIS DO I CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMI-

COS, 2011, Minas Gerais. Anais Eletrônicos... Mi- nas Gerais, 2011. Disponível em: https://www.ipea. gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area3/area3-arti- go21. Acesso em: 10 set. 2020.

FERRÃO, R.G.; FERRÃO, L. M. V. Metodologia cien-

tífica para iniciantes em pesquisa. 4.ed. Vitória, ES: Incaper. 2012. 254p.

FREITAS, C. Número de jovens que estudam e tra- balham no Estado bate recorde. Tribuna Online, 23 fev. 2020. Disponível em: https://tribunaonline.com. br/numero-de-jovens-que-estudam-e-trabalham-no-estado-bate-recorde . Acesso em: 15 set. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, J. L. P.; STEFANO, S. R.; BERNARDIM,

M. L.; ROSA, F. A. da S., TEIXEIRA, J. E. Mercado de trabalho e políticas públicas de emprego e ren- da. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, e166985416, 2020(CC BY 4.0)| ISSN 2525-3409 | DOI: Disponível em: https://www.researchgate.net/ publication/342598444_Mercado_de_trabalho_e_ politicas_publicas_de_emprego_e_renda: Acesso em: 16 set. 2020.

GROLLI, V.; WAGNER M. F.; DELBOSCO, S. N. P.

Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescen- tes do ensino médio. Revista de psicologia da IMED. [S.l], v.9, n.1, 2017. Disponível em: <https://seer.imed. edu.br/index.php/revistapsico/article/view/2123>. Acesso em: 05 Set. 2020.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA

E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. Disponível em: . Acesso em: 20 agos. 2020.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA.

Dados do censo escolar: ensino médio brasileiro tem média de 30 alunos por sala. 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo//asset_publisher/ B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-escolar-

-ensino-medio-brasileiro-tem-media-de-30-alunos-

-por-sala/21206>. Acesso em: 14 set. 2020.

JESUS, R.; REIS, S. C. P. M.; AVELA, K. E. S. Quali-

ficação dos estudantes do ensino médio para acesso ao mercado de trabalho: uma experiência na comu- nidade da Maré. Acta Scientiarum. Rio de Janeiro, v.42, p.1-13, 2020. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2020.

MARINI, E. Ensino médio: determinação política e investimentos para viabilizar período integral. Educa- ção. Editora Segmento. Ano 23 Nº 263. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/01/07/ensi- no-medio-brasil/ . Acesso em: 24 Jul 2020.

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTU-

RA. Faixa etária: http://portal.mec.gov.br/ bra- sil - alfabetizado/195 - secretarias-112877938 / seb-educacao-basica- 2007048997/13559 -ensi- no-medio-introducao#:~:text=Dados%20de%20 20 0 5 %20 da%20 Pesquisa, matr i culados%20 neste%20n%C3%ADvel%20de%20e nsino. Acesso em: 24 jul. 2020.

OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um ma- nual para a realização de pesquisas em administra- ção. Manual (Pós-graduação)- Universidade Federal de Goiás. 2011. 72 p.

OLIVEIRA, M. C. S. L.; PINTO, R. G.; SOUZA, A. S.

Perspectivas de futuro entre adolescentes: universi- dade, trabalho e relacionamentos na transição para a vida adulta. Periódicos eletrônicos em psicologia. Ribeirão Preto, SP: v.11, n.1, p.16-27, 2003. Dispo- nível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?scrip- t=sci_arttext&pid=S1413389X2030001 00003&lng= pt&nrm=iso. Acesso em: 15 set. 2020.

OPAS/OMS BRASIL. Folha informativa - Saúde mental dos adolescentes. Disponível em:

PAULA, S. G. Desigualdades e desempenho esco- lar no processo de escolarização da juventude: uma análise contextual sobre a expansão do ensino médio na região metropolitana de belo horizonte. Tese (Dou- torado) Universidade Federal de Minas Gerais, Facul- dade de Educação. 2012. Dispo nível em: https://re- positorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-92 YMAU/1/ tes e_versao_final.pdf . Acesso em 16 set. 2020;

RODRIGUES, I. E. C.. R.; CARVALHO, M. A. B. Alu-

nos do ensino médio e conflitos na escolha profis- sional. Disp onível em: < http://www.diaadiaeduc aca o.pr.gov .br/portals/c adernospde/pdeb usca/produ- coes_pde/2012/2012_unioste_ped_artigo_ivete_ eliana_campagnuci_carrasco.pdf> Acesso em: 16 set. 2020.

SAMPAIO, B.; GUIMARÃES, J. Diferença de efi- ciência entre o ensino publico e privado no Brasil. Econ. Aplic., Ribeirão Preto, v. 13, p. 45-68, 2009. Disponível em: https:// www.scielo.br/s cielo.php?pi- d=S1413-80502009000100003 &script=sci_arttext. Acesso em: 14 set. 2020.

SANTOS, R. M.; GOMES, N. P.; MOTA, R.S; COU-

TO, T. M.; ARAÚJO, G. S. Reprovação escolar e aspectos sociais e de saúde: estudo transversal com adolescentes. Revista Baiana de enfermagem, 2017;32:e21827. Disponível em: https://port alseer. ufba . br/index.php/enfermag em/ar ticle/view/21827. Acesso em: 16 set. 2020.

SILVEIRA, J. A.; SANTOS, W. C. dos. PASCHOAL,

R. A.; MORAES, R. C. P de. Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão. Disponível em: https://ww w.psicol ogia.pt/artigos/textos/A 1379. pdf Acesso em: 24 jul. 2020.

SIQUEIRA, C. M.; GURGEL-GIANNETTI, J. Mau de-

sempenho escolar: uma visão atual. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex- t&pid=S0104-423020110 00100021> Acesso em 16

set. 2020.

SILVA, B. T.; SILVA, M. R. S. Necessidades e pre- ocupações dos pais em diferentes etapas do ciclo vital. Rev Bras Enferm. 2014 nov-dez;67(6):957-64. Disponível em: < https://www.sci elo.br/pdf/reben/ v67n6/0 034-716 7-reben-67-06-0957.pdf> Acesso em: 24 jul. 2020.

Published

2022-05-10