Qualidade em serviços contábeis no comércio varejista no sul do Espírito Santo

Authors

  • Mayara Meirelles Campos
  • Verônica Aparecida Leal Tosta
  • Renan Ferreira da Silva

Abstract

O objetivo deste estudo é mensurar o nível de qualidade dos serviços contábeis prestados às empresas de comércio varejista do sul do Espírito Santo. A pesquisa realizada estudou as micro e pequenas empresas que têm como atividade o comércio varejista, e que utilizam os serviços contábeis de escritórios terceirizados. Os dados dessas empresas foram coletados por intermédio da aplicação de um questionário on-line, enviado via e-mail. Para validar esse questionário, foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach, utilizado em pesquisas quantitativas a fim de mensurar a confiabilidade do formulário elaborado. Os resultados encontrados apontam que em média os entrevistados atribuem aos escritórios de contabilidade uma qualidade em torno de 58,62%. A média geral dos atributos que constituem os critérios da qualidade foi de 46,90 dos 80 pontos que os profissionais de contabilidade em geral possuem. Assim, esse estudo auxilia os profissionais a identificarem seus pontos fortes e fracos, para que possam maximizar a qualidade do serviço.

Published

2022-05-10