DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS EM EMPRESAS MULTINACIONAIS DO SETOR AUTOMOTIVO NO BRASIL

Autores

  • Cleber William Vicente Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Emerson Antonio Maccari - Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Administração pela USP, com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - EUA. https://orcid.org/0000-0001-7085-224X
  • Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel Doutor em Educação (Ciência e Tecnologia) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP https://orcid.org/0000-0001-8861-0783

Resumo

O objetivo deste artigo é propor um roteiro de divulgação voluntária de informações para empresas multinacionais do setor automotivo com ações listadas na B3. Para isto foi realizada pesquisa de levantamento de dados, com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando um estudo de caso múltiplo de 3 empresas do setor automotivo com ações listadas na B3, por meio de levantamento documental e análise comparativa dos dados coletados. Os resultados mostram que as empresas se utilizam tanto das divulgações obrigatórias como das voluntárias para transmitirem informações sobre o desempenho da organização aos investidores e ao mercado, agregando valor como ativo intangível, ajudando a empresa na captação de novos investidores.No que se refere ao universo e amostra, existem restrições de natureza estrutural, ao analisar somente três organizações de um setor específico, não correspondendo a realidade das organizações de outros setores, o que pode restringir as práticas destas organizações, em razão da particularidade de cada setor. O roteiro desenvolvido neste estudo para organizar e avaliar divulgações voluntárias é um passo inicial na direção de examinar a divulgação voluntária em empresas do setor automotivo em países desenvolvidos para identificar se existe alguma relação entre a divulgação voluntária de informações com o desempenho organizacional. Embora os resultados deste estudo confirmem parcialmente as descobertas de pesquisadores anteriores, este trabalho atingiu os resultados esperados na proposta de um roteiro de divulgação voluntária de informações para empresas multinacionais do setor automotivo com ações na B3.Palavras-chave - Disclosure Voluntário; RBV; Setor Automotivo; Governança Corporativa; B3.

Biografia do Autor

  • Cleber William Vicente, Universidade Nove de Julho - UNINOVE
    Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Especialização em pós-Graduação Lato Sensu Administração de Marketing. Universidade São Judas Tadeu.Vínculo: Empresa Própria, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial, atuando na Gestão de Negócios: 
  • Emerson Antonio Maccari, - Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Administração pela USP, com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - EUA.
    Professor do PPGA – UNINOVE, Coordenador-Geral de Bolsas e Projetos - CGBP, da Diretoria de Relações Internacionais - DRI, da CAPES.
  • Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Doutor em Educação (Ciência e Tecnologia) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
    Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

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2023-12-11

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Artigos