Abordagem dos princípios da comunicação nos cuidados paliativos frente a emergência

Autores

  • Maurício Vaillant Amarante Centro Universitário Multivix Vitória
  • Ana Beatriz de Backer Adami Campista Multivix Cachoeiro
  • Clarissa Gosling Rancura Ribas Chaves Centro Universitário Multivix Vitória
  • Vanessa Paganini Caprini Centro Universitário Multivix Vitória
  • Marlon Borges dos Santos Centro Universitário Multivix Vitória
  • Maria Eduarda Piffer de Almeida Centro Universitário Multivix Vitória
  • Érica Stabauer Ribeiro Pimentel Centro Universitário Multivix Vitória
  • Aline Suella Oliveira Bof Centro Universitário Multivix Vitória

Resumo

 A maneira como os pacientes são abordados no final da vida, nos serviços de emergência, apresenta um grande desafio para toda a equipe de saúde. A comunicação bem conduzida tem o potencial de reduzir a ansiedade e o sofrimento de pacientes e familiares, fortalecendo o processo de confiança na equipe de saúde e minimizando o risco de conflitos. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica acerca dos princípios da comunicação nos cuidados paliativos e das necessidades de sua implantação nos serviços de emergência. Considerando as unidades de pronto atendimento como porta de entrada de diversos pacientes em situação iminente de paliativismo, muitos profissionais de saúde enfrentam desafios no acolhimento, visto que, no meio médico, há uma cultura equivocada de que o serviço de emergência compreende apenas um setor dinâmico e imediatista. Nessa visão, os pacientes portadores de comorbidades sem condição de resolução, ao dar entrada no serviço, acabam negligenciados e destinados a outro serviço, pela dificuldade dos profissionais da emergência em reconhecer que há um sofrimento ativo. Dessa forma, conclui-se que os cuidados paliativos na emergência são marcados pela dificuldade de manejo e pela falta de priorização em estabelecer um vínculo entre a equipe envolvida, os pacientes e seus familiares. Compreende-se que o tempo de permanência do paciente no serviço é breve, porém é possível proporcionar orientação, conforto e dignidade. O profissional deve lançar mão das habilidades de comunicação e de oferecer um sistema de suporte. 

Biografia do Autor

  • Maurício Vaillant Amarante, Centro Universitário Multivix Vitória
    Médico docente do curso de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória. Vitória, ES
  • Ana Beatriz de Backer Adami Campista, Multivix Cachoeiro
    Graduando de medicina do Centro Universitário Multivix Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, ES
  • Clarissa Gosling Rancura Ribas Chaves, Centro Universitário Multivix Vitória
    Graduando de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória, Vitória, ES
  • Vanessa Paganini Caprini, Centro Universitário Multivix Vitória
    Graduando de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória, Vitória, ES
  • Marlon Borges dos Santos, Centro Universitário Multivix Vitória
    Graduando de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória, Vitória, ES
  • Maria Eduarda Piffer de Almeida, Centro Universitário Multivix Vitória
    Graduando de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória, Vitória, ES
  • Érica Stabauer Ribeiro Pimentel, Centro Universitário Multivix Vitória
    Graduando de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória, Vitória, ES
  • Aline Suella Oliveira Bof, Centro Universitário Multivix Vitória
    Graduandos de medicina do Centro Universitário Multivix Vitória, Vitória, ES

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Publicado

2024-12-02