Aplicabilidade de um sistema múltiplo de reaproveitamento de água com ênfase em residência unifamiliar
Resumo
O crescimento desordenado das cidades, além de alterar o fator demanda, influencia também na disponibilidade hídrica, pois traz consigo a poluição. Nesse contexto, surge a necessidade da realização de estímulos para a preservação desse recurso. É fato comprovado que o Brasil está atravessando um momento de escassez hídrica, e uma das principais causas desse problema, é o simultâneo aumento da demanda populacional por água potável e diminuição da oferta de água com qualidade. O crescimento desordenado das cidades, a deficiência pública na gestão dos recursos hídricos e das águas residuais são fatores que contribuem para esse panorama. Nesse contexto, surge a necessidade de se colocar em ação, práticas que auxiliam na preservação dos recursos hídricos. O aproveitamento das águas pluviais e o reuso de águas cinzas são algumas alternativas dentro dessa perspectiva.Referências
Tratamento de águas cinzas. Disponível em: <http://www.aipan.org.br/biblio/aguas- cinxas-cinzas.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2015.
Agência Nacional de Águas (ANA). Água, fatos e tendências. Brasília: ANA - CEBDS, 2006. 7 p. Disponível em: <http://arquivos.ana.gov.br/institucional/sge/CEDOC/Catalogo/2006/AguaFatosETendencias.pdf>. Acesso em: 20 maio 2015.
ALMEIDA, G. METODOLOGIA PARA CARACTERIZAÇÃO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS PARA FINS DE REÚSO: estudo em feira de Santana, Bahia, 2007. Disponível em: <http://www.teclim.ufba.br/site/material_online/dissertacoes/dis_giovana.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 10844: Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro, 1989. Disponível em: <http://www.unifra.br/professores/julianepinto/aula/Unidade_4_Aguas%20Pluviais.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 1527: Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis- Requisitos. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: <http://espiral.net.br/apoio-agua/2007-ABNT-%C3%A1guadachuva-aproveitamentodecoberturaem%C3%A1reasurbanas.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2015.
CAMPOLINO, R. Qualidade da água de chuva no município de Florianópolis e sua potencialidade para aproveitamento em edificações, 2005. Disponível em: <http://www.pliniotomaz.com.br/dwonloads/04campolino.pdf>. Acesso em: 23 maio 2015.
FERNANDES, D; NETO, V; MATTOS, K. Viabilidade econômica do uso da água da chuva: Um estudo de caso da implantação de cisterna na UFRN/RN, 2007. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGE 2007_TR650479_0552.pdf>. Acesso em: 9 jun. 2015.
GONÇALVES, R. Uso racional da água em edificações, 2006. Apud FERREIRA, Aline et al. Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza, 2013. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Wxu_15eiwIAJ:www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/download/2330/pdf_845+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 26 de maio 2015.
GONÇALVES, R. Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água, 2009.
Apud REBÊLO, M. Caracterização de águas cinzas e negras de origem residencial e análise da eficiência de reator anaeróbico com chicanas, 2011. Disponível em: http://www.ctec.ufal.br/posgraduacao/ppgrhs/sites/default/files/dissertacaomarcellemariapaissilvarebelo.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.
ORSI, M; SARUBO, R. Captação e tratamento de águas pluviais para uso não potável, 2010. Disponível em: <http://www.revistasapere.inf.br/downloads/segunda/ORSI_ SARUBO.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
RODRIGUES, J. Sistemas de águas pluviais: Dimensionamento e aspectos construtivos, 2010. Disponível em: <http://www.repositorio-aberto.up.pt?bitstream/10216/1/000143449.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2015.
TUCCI, C; HESPANHOL, I; NETTO, O. Gestão da água no Brasil, 2011. Disponível em: http//: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/pol/gestao_agua.pdf>. Acesso em: 17 maio 2015.
VERDADE, J. Aproveitamento de águas das chuvas e reutilização de águas cinzentas, 2008. Disponível:<http://www.repositorioabertoup.pt/bitstream/10216/57595/2/textointegral-pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.
WEIERBACHER, L. Estudo de captação e aproveitamento de água da chuva na indústria moveleira bento móveis de alvorada, 2008. Disponível em: <http://www.pliniotomaz.com.br/downloads/07leonardo.pdf>. Acesso em: 16 maio 2015.
ZANELLA, L. Manual para captação emergencial e uso doméstico de agua da chuva, 2015. Disponível em :http://www.ipt.br/noticia/905-passo_a_passo:_agua_de_chuva.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html