Reforço escolar como ferramenta no enfrentamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Autores

  • Amanda dos Santos Guarieiro
  • Caroline Peçanha Neri Ramos
  • Suzidarle da Silva Rosa Pereira
  • Silvia Lorenzoni Perim Seabra

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico comum na infância, com sintomas prevalentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afeta crianças e adolescentes em seus processos de aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi implementar o reforço escolar como um auxílio no processo de aprendizagem de pessoas com TDAH. Para tanto, investigou-se o transtorno dentro de um contexto real, caracterizando-o como um estudo profundo de um caso específico, buscando, dessa maneira, proporcionar uma visão global do problema enquanto identificava fatores que podem facilitar o enfrentamento do fenômeno contemporâneo. Desse modo, foi realizado o acompanhamento de uma pré-adolescente de 12 anos de idade, do sexo feminino e com diagnóstico de TDAH, a fim de observar o desenvolvimento da participante frente às aulas de reforço escolar e os possíveis efeitos da ação para sua aprendizagem, fazendo uso de estratégias pedagógicas específicas para alunos desatentos e impulsivos. Os resultados apontam que, quando acompanhados, indivíduos com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam melhores resultados no âmbito escolar. Conclui-se, portanto, que o acompanhamento especializado e atento de pessoas com TDAH tem efeitos positivos no processo de aprendizagem desses indivíduos.

Referências

ABDA - Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Manejando da melhor maneira possível o TDAH. 2019. Disponível em: https://tdah.org.br/manejando-da-melhor-maneira-possivel-o-tdah/. Acesso em: 17 abr. 2021.

AMERICAN Psychiatric Association. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2014.

BARKLEY, R. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Tradutor: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CASTRO, C. X. L.; LIMA, R. F. de. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Psicopedagogia, Campinas, SP: v. 106, n. 35, p. 61-72, 2018.

DUARTE, N. de O. Reforço escolar: cooperação eficaz para o aprimoramento educacional do aluno. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MATTOS, P. No mundo da lua: 100 perguntas e respostas sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah). 17. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020.

MOTA, M. C. O reforço escolar na educação integral: uma leitura a partir da psicanálise. 2011. 92 f. Monografia (Especialização) - Curso de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MUSZKAT, M.; MIRANDA, M. C.; RIZZUTTI, S. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. São Paulo: Cortez, 2017. 350 p.

OLIVEIRA, C. T. de; DIAS, A. C. G. Psicoeducação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: o que, como e para quem informar? Temas em psicologia, Porto Alegre: v. 26, n. 1, p. 243-261, mar. 2018.

SCHWARTZMAN, J. S. Transtorno de déficit de atenção. São Paulo: Mackenzie, 2001. 115 p. (NeuroFácil 1).

SIGNOR, R. de C. F.; SANTANA, A. P. de O. A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Bachtiniana, São Paulo: v. 15, n. 2, p. 210-228, abr. 2020.

SILVA, A. B. B. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

SOUZA, L. C. de; SOUZA, C. S. M de. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): reflexões iniciais. Universidade, Formação e Cidadania: VI semana de integração, [s. l], v. 6, n. 1, p. 795-804, jun. 2017.

TEIXEIRA, G. Manual dos transtornos escolares: entendendo o problema de crianças e adolescentes na escola. Rio de Janeiro: Bestbolsa, 2013. 247 p.

TIBA, I. Quem ama, educa! 42. ed. São Paulo: Integrare, 2010. 270 p.

UVO, F. C.; GERMANO, G. D.; CAPELLINI, S. A. Desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora. Cefac, São Paulo: v. 19, n. 1, p. 7-19, fev. 2017.

Downloads

Publicado

2023-07-20

Edição

Seção

Artigos