Reforço escolar como ferramenta no enfrentamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Resumo
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico comum na infância, com sintomas prevalentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afeta crianças e adolescentes em seus processos de aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi implementar o reforço escolar como um auxílio no processo de aprendizagem de pessoas com TDAH. Para tanto, investigou-se o transtorno dentro de um contexto real, caracterizando-o como um estudo profundo de um caso específico, buscando, dessa maneira, proporcionar uma visão global do problema enquanto identificava fatores que podem facilitar o enfrentamento do fenômeno contemporâneo. Desse modo, foi realizado o acompanhamento de uma pré-adolescente de 12 anos de idade, do sexo feminino e com diagnóstico de TDAH, a fim de observar o desenvolvimento da participante frente às aulas de reforço escolar e os possíveis efeitos da ação para sua aprendizagem, fazendo uso de estratégias pedagógicas específicas para alunos desatentos e impulsivos. Os resultados apontam que, quando acompanhados, indivíduos com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam melhores resultados no âmbito escolar. Conclui-se, portanto, que o acompanhamento especializado e atento de pessoas com TDAH tem efeitos positivos no processo de aprendizagem desses indivíduos.Referências
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