Reforço escolar como ferramenta no enfrentamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Abstract
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico comum na infância, com sintomas prevalentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que afeta crianças e adolescentes em seus processos de aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi implementar o reforço escolar como um auxílio no processo de aprendizagem de pessoas com TDAH. Para tanto, investigou-se o transtorno dentro de um contexto real, caracterizando-o como um estudo profundo de um caso específico, buscando, dessa maneira, proporcionar uma visão global do problema enquanto identificava fatores que podem facilitar o enfrentamento do fenômeno contemporâneo. Desse modo, foi realizado o acompanhamento de uma pré-adolescente de 12 anos de idade, do sexo feminino e com diagnóstico de TDAH, a fim de observar o desenvolvimento da participante frente às aulas de reforço escolar e os possíveis efeitos da ação para sua aprendizagem, fazendo uso de estratégias pedagógicas específicas para alunos desatentos e impulsivos. Os resultados apontam que, quando acompanhados, indivíduos com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam melhores resultados no âmbito escolar. Conclui-se, portanto, que o acompanhamento especializado e atento de pessoas com TDAH tem efeitos positivos no processo de aprendizagem desses indivíduos.References
ABDA - Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Manejando da melhor maneira possível o TDAH. 2019. Disponível em: https://tdah.org.br/manejando-da-melhor-maneira-possivel-o-tdah/. Acesso em: 17 abr. 2021.
AMERICAN Psychiatric Association. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed; 2014.
BARKLEY, R. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. Tradutor: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2006.
CASTRO, C. X. L.; LIMA, R. F. de. Consequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta. Psicopedagogia, Campinas, SP: v. 106, n. 35, p. 61-72, 2018.
DUARTE, N. de O. Reforço escolar: cooperação eficaz para o aprimoramento educacional do aluno. 2019. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MATTOS, P. No mundo da lua: 100 perguntas e respostas sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (tdah). 17. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2020.
MOTA, M. C. O reforço escolar na educação integral: uma leitura a partir da psicanálise. 2011. 92 f. Monografia (Especialização) - Curso de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
MUSZKAT, M.; MIRANDA, M. C.; RIZZUTTI, S. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. São Paulo: Cortez, 2017. 350 p.
OLIVEIRA, C. T. de; DIAS, A. C. G. Psicoeducação do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade: o que, como e para quem informar? Temas em psicologia, Porto Alegre: v. 26, n. 1, p. 243-261, mar. 2018.
SCHWARTZMAN, J. S. Transtorno de déficit de atenção. São Paulo: Mackenzie, 2001. 115 p. (NeuroFácil 1).
SIGNOR, R. de C. F.; SANTANA, A. P. de O. A constituição da subjetividade na criança com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Bachtiniana, São Paulo: v. 15, n. 2, p. 210-228, abr. 2020.
SILVA, A. B. B. Mentes inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
SOUZA, L. C. de; SOUZA, C. S. M de. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): reflexões iniciais. Universidade, Formação e Cidadania: VI semana de integração, [s. l], v. 6, n. 1, p. 795-804, jun. 2017.
TEIXEIRA, G. Manual dos transtornos escolares: entendendo o problema de crianças e adolescentes na escola. Rio de Janeiro: Bestbolsa, 2013. 247 p.
TIBA, I. Quem ama, educa! 42. ed. São Paulo: Integrare, 2010. 270 p.
UVO, F. C.; GERMANO, G. D.; CAPELLINI, S. A. Desempenho de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em habilidades metalinguísticas, leitura e compreensão leitora. Cefac, São Paulo: v. 19, n. 1, p. 7-19, fev. 2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html