Círculos de Cultura em direitos humanos como contribuição para a formação integral

Autores

  • Lorena Fonseca Bressanelli Dalto Multivix Cachoeiro
  • EDSON Maciel Peixoto

Resumo

Na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, encontramos em nosso ordenamento jurídico, legislações, convenções, acordos, declarações e tratados, que afirmam a necessidade do respeito à liberdade, igualdade e fraternidade. Contudo, vivemos frequentes violações desses preceitos básicos inerentes a todos os indivíduos, cuja forma de rompimento e libertação, se encontra na instrução, reflexão e práticas educativas, principalmente na educação em Direitos Humanos. Assim, o presente trabalho, considerando o método Freireano, que tem por princípio a educação como ato político, de conhecimento, reconhecimento e criação de outra sociedade, mais justa, humana, ética e solidária, apresentará a proposta de rodas de conversa para compartilhamento de experiências, discussões e reflexões, com o objetivo de criar possibilidades de produção e ressignificação de saberes em prol da construção de um indivíduo integral, capaz de lutar pela sua dignidade e cidadania.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição humana. 13º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: De que se trata?. Disponível em Educação em Direitos Humanos: de que se trata? – Respeitar É Preciso! (respeita repreciso.org.br) Acesso em 30 de novembro de 2022.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2017.E-book.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. B817p Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia /Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo: Mercado Cultural, 2005.

FREIRE, P. Comunicação ou Expressão?. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 80 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FRAZÃO, Dilva. Paulo Freire - educador brasileiro. Disponível em https://www.ebiografia.uol.com.br/paulo_freire. Acesso em 26 de novembro de 2022

GIL, Carlos Alberto. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008. Disponível em Metodologia da Pesquisa Antonio Carlos Gil - Como Elaborar Projetos de Pesquisa.pdf - Google Drive. Acesso em 02 de junho de 2023.

LIMA, V. A. Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1981.

MARINHO, Genilson. Educar em Direitos Humanos e formar par cidadania no Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Cortez, 2012.

NOLETO, Mauro Almeida. Subjetividade jurídica: a titularidade de direitos em uma perspectiva emancipatória. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1998.

OLIVEIRA, Danilo. Realização dos direitos humanos na participação social e na interculturalidade. Disponível em (59) Realização Dos Direitos Humanos Na Participação Social e Na Interculturalidade | Danilo Oliveira - Academia.edu. Acesso em 28 de novembro de 2022.

PORFÍRIO, Francisco. "Paulo Freire"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/paulo-freire.htm. Acesso em 26 de novembro de 2022.

SEVERINO, CARLOS GOMES. A pedagogia de Paulo Freire. Disponível em: A pedagogia de Paulo Freire - Teorias de aprendizagem em matemática: um estudo comparativo à lu (1library.org): Acesso em 28 de novembro de 2022.

TAVARES, Celma; SILVA, Ainda Maria Monteiro. Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-02