Círculos de Cultura em direitos humanos como contribuição para a formação integral
Resumo
Na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, encontramos em nosso ordenamento jurídico, legislações, convenções, acordos, declarações e tratados, que afirmam a necessidade do respeito à liberdade, igualdade e fraternidade. Contudo, vivemos frequentes violações desses preceitos básicos inerentes a todos os indivíduos, cuja forma de rompimento e libertação, se encontra na instrução, reflexão e práticas educativas, principalmente na educação em Direitos Humanos. Assim, o presente trabalho, considerando o método Freireano, que tem por princípio a educação como ato político, de conhecimento, reconhecimento e criação de outra sociedade, mais justa, humana, ética e solidária, apresentará a proposta de rodas de conversa para compartilhamento de experiências, discussões e reflexões, com o objetivo de criar possibilidades de produção e ressignificação de saberes em prol da construção de um indivíduo integral, capaz de lutar pela sua dignidade e cidadania.Referências
ARENDT, Hannah. A condição humana. 13º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: De que se trata?. Disponível em Educação em Direitos Humanos: de que se trata? – Respeitar É Preciso! (respeita repreciso.org.br) Acesso em 30 de novembro de 2022.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2017.E-book.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. B817p Paulo Freire, educar para transformar: fotobiografia /Carlos Rodrigues Brandão. São Paulo: Mercado Cultural, 2005.
FREIRE, P. Comunicação ou Expressão?. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 80 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FRAZÃO, Dilva. Paulo Freire - educador brasileiro. Disponível em https://www.ebiografia.uol.com.br/paulo_freire. Acesso em 26 de novembro de 2022
GIL, Carlos Alberto. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2008. Disponível em Metodologia da Pesquisa Antonio Carlos Gil - Como Elaborar Projetos de Pesquisa.pdf - Google Drive. Acesso em 02 de junho de 2023.
LIMA, V. A. Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1981.
MARINHO, Genilson. Educar em Direitos Humanos e formar par cidadania no Ensino Fundamental. São Paulo: Ed. Cortez, 2012.
NOLETO, Mauro Almeida. Subjetividade jurídica: a titularidade de direitos em uma perspectiva emancipatória. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1998.
OLIVEIRA, Danilo. Realização dos direitos humanos na participação social e na interculturalidade. Disponível em (59) Realização Dos Direitos Humanos Na Participação Social e Na Interculturalidade | Danilo Oliveira - Academia.edu. Acesso em 28 de novembro de 2022.
PORFÍRIO, Francisco. "Paulo Freire"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/paulo-freire.htm. Acesso em 26 de novembro de 2022.
SEVERINO, CARLOS GOMES. A pedagogia de Paulo Freire. Disponível em: A pedagogia de Paulo Freire - Teorias de aprendizagem em matemática: um estudo comparativo à lu (1library.org): Acesso em 28 de novembro de 2022.
TAVARES, Celma; SILVA, Ainda Maria Monteiro. Políticas e Fundamentos da Educação em Direitos Humanos. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html